Olá, muito prazer!

Francisco Jr

Desenvolvedor Front-end Desenvolvedor Back-end Desenvolvedor Mobile Analista de Infraestrutura Portugal é minha paixão Photografia é outra paixão Cozinhar também!

About Me

Lançamento do Visual Studio 2005 na Universidade Estácio de Sá em Petrópolis

Certificado MS DOS
Nascido no Brasil em 1980, despertei meu interesse por informática aos 9 anos através da revista Micro Sistemas, onde acompanhava a evolução dos computadores, mesmo sem ter um. Aos 12 anos fiz meu primeiro curso de informática - MS DOS. A paixão foi tanta que aos 14 anos fiz mais cursos ainda não tendo um computador.

Aos 15 anos ganhei meu primeiro computador, um 486 DX2-66. Começa aí um longo histórico de aprendizagem formal e informal (autodidata).

Comecei a fazer upgrades no meu computador e a instalar dispositivos. Logo, já estava fazendo isso para meus amigos e resolvi me aprofundar, cursando meu segundo grau como técnico em eletrônica.O hobby se tornou profissão e aos 16 anos realizei meu estágio obrigatório como monitor do laboratório de informática do colégio.

Feira de eletrônica no clube América

Durante meu segundo grau, todo ano havia uma feira de eletrônica promovida pelo colégio, no Clube América, na qual todo aluno deveria participar e apresentar seus projetos. No segundo ano, foi criado a premiação da categoria de informática para incluir também os estudantes do curso de processamento de dados. Neste ano acabei ganhando o prêmio de melhor software junto com meus colegas. Desenvolvi uma aplicação em Visual Basic 4 para mostrar os componentes eletrônicos e suas aplicações. No ano seguinte, comecei a ministrar também o curso de férias para a Universidade Estácio de Sá, em Laranjeiras, ensinando Microsoft Word para Windows.

Grupo de atendimento PS-15 na Petrobras
Concluí o segundo grau, não ministrei mais nenhum curso e comecei a atender clientes particulares para manutenção de computadores. Chegou também a época da faculdade, onde não quis mais seguir o ramo da eletrônica e optei pela informática de vez. Nesta época comecei a estagiar na empresa Analysis Consult, braço do grupo Consult no Rio de Janeiro, sendo responsável por toda o departamento de informática da empresa, desde a aquisição de equipamentos, instalação e configuração de software, mudança de pontos físicos de rede e telefonia, administração de rede, servidores, PABX e Internet. Fui contratado pela empresa e cheguei a ter um estagiário, mas pouco tempo depois sai para fazer a certificação Microsoft em Windows NT 4.

Apresentação no Lunch'n Learn par a Petrobras e Halliburton

Mantive minha carteira de clientes pessoais até 2001, quando trabalhei brevemente no BMA Advogados e posteriormente fui chamado para trabalhar na Petrobras para a área de Exploração e Produção (E&P). Iniciei como técnico de suporte, onde cada técnico tinha um universo de aproximadamente 100 usuários para atender. Pouco tempo depois acabei virando coordenador da equipe, tendo que participar de auditorias e reuniões gerenciais, além de coordenar o trabalho de toda a equipe.

Não fiquei muito tempo no suporte ao usuário, pois acabei automatizando algumas soluções para problemas repetitivos do nosso dia-a-dia e isso me rendeu um convite para trabalhar em um projeto da TI corporativa da Petrobras.

Esse projeto tinha o objetivo de realizar o inventário de dispositivos Windows conectados a rede corporativa. Nascia assim o projeto Infomaq, início da base da dados de governança de ativos de TI da Petrobras.

Fiquei por um ano no projeto e acabei sendo convidado para um outro projeto, dessa vez ligado a parte científica e ao negócio da Petrobras - o Siplex.
Time do Siplex em 2014


Alguns módulos do Siplex



Ao sair da equipe de suporte técnico já havia concluído minha graduação em redes de computadores e também havia me casado. Eu sempre adorei a infra-estrutura, mas quis o destino que fosse direcionado para a área de desenvolvimento, onde novamente o hobby tornou-se profissão.

Retornei ao E&P em maio de 2003 para trabalhar no Siplex, um sistema iniciado por dois geólogos em 1984, desenvolvido pelos mesmos em Fortran, com uma camada de apresentação mais recente feita pela TI do E&P em em Visual Basic 6 e persistência em arquivos textos posicionais (linhas e colunas). A equipe inicial foi composta por dois analistas e minha coordenadora. Mantivemos o projeto antigo até o final da reescrita em C# .Net que viria a ser lançado em dezembro de 2004, com uma equipe de 4 pessoas.

Recebendo o troféu "Destaques da TI"
Depois de estabilizada as demandas iniciais e reprimidas, começamos a criar novos sistemas e o Siplex passou a ser o conjunto de sistemas de planejamento e controle exploratório. Criamos, até minha saída do projeto, o total de 22 sistemas independentes, chamados de módulos, e inúmeras bibliotecas e projetos de suporte.

Durante os primeiros anos no Siplex (2004-2006), eu e meu amigo Carlos Eduardo criamos uma comunidade de disseminação de conhecimento das tecnologias Microsoft - a Net Wolf. Fizemos alguns eventos internos (empresariais) e externos, resultando em reconhecimento pela própria Microsoft ao esforço realizado.

Troféu "Destaques da TI"

No Siplex, minha atuação se deu em todos os módulos, uns de maneira mais intensa onde levantei requisitos, coordenei, desenvolvi o back-end e o front-end e outros mais superficial, onde atuei pontualmente em alguma dessas atividades sobre a coordenação do Siplex.

O resultado de todo esse trabalho foram as várias indicações ao prêmio "Destaques da TI", onde fomos indicados na categoria de software que maior valor agrega ao negócio da Petrobras nos anos de 2005, 2006, 2008 e 2014, sendo premiados pelos anos de 2006 e 2014.

Em 2014, o projeto de EIS sob minha coordenação e desenvolvimento, o Painel de Locações foi, além de ganhador do prêmio, matéria de capa da revista interna da Petrobras.

Os últimos projetos que estive envolvido, aproveitando todas as lições aprendidas no Painel de Locações, foram o HDS e o Painel Pangea, outros projetos de EIS o qual abrangia todo o universo de informações da Exploração e tinha um público amplo, desde geólogos até diretores.

Time do Painel de locações
Neste meio tempo além de realizar diversos cursos técnicos, ser capacitado a entender o mercado de exploração e produção de petróleo, participar e apresentar eventos, ainda concluí minha pós graduação em análise, projeto e gerência de sistemas.

Infelizmente por razões de cortes de custo da Petrobras em função do histórico de problemas apresentado pela empresa nas mídias, o contrato com a minha empresa foi encerrado e não houve condições para a minha continuidade no projeto.

E se você chegou até aqui deve estar se perguntando o que eu faço hoje? Pois bem, durante essa longa caminhada eu aproveitei para adquirir a minha nacionalidade portuguesa e comecei um blog para falar sobre Portugal, o Conexão Portugal. Hoje (e sempre) estou me atualizando tecnologicamente, gerindo o universo associado ao meu blog, procuro empreender e prestar serviços freelancer de consultoria técnica, local e remotamente.

Capa da revista Petrobras sobre o Painel de locações
Se precisar de algum apoio ao seu negócio, independente da área de atuação da sua empresa, fique a vontade para entrar em contato. Ficarei grato em ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Para conhecer mais a fundo os projetos que participei ou minhas habilidades técnicas, navegue pelo site.

0 comentários:

Postar um comentário