Olá, muito prazer!

Francisco Jr

Desenvolvedor Front-end Desenvolvedor Back-end Desenvolvedor Mobile Analista de Infraestrutura Portugal é minha paixão Photografia é outra paixão Cozinhar também!

5 de janeiro de 2017

2002 - Infomaq


O projeto Infomaq consistia em um script que tinha o objetivo de inventariar dispositivos que executavam o sistema operacional Windows, coletando informações do hardware e do usuário, consolidando essas informações e persistindo esses dados em um banco de dados para consumo posterior por outros sistemas de gerenciamento de ativos.

O script foi codificado em Visual Basic Script (VBScript) usando o padrão WMI (Windows Management Instrumentation) e executado no Windows Script Host (WSH).

Os dispositivos inventariados executavam o Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows NT4, Windows XP e Windows 2000.

No processo de logon do usuário, algumas informações, como processador, memória e nome de usuário, foram armazenadas em arquivo no sistema de arquivos. No final da semana, esta informação era consolidada, eliminando duplicidades e atribuindo, pela quantidade de logons do mesmo usuário ao dispositivo, quem seria o "proprietário" do mesmo.

Uma vez consolidada, essa informação era importada para o banco de dados Oracle, onde ficavam disponíveis para outros sistemas de gerenciamento de ativos.

Foi considerado um projeto estratégico para a Petrobras em 2002 por ter gerado o primeiro banco de dados de ativos Windows. Em poucos meses inventariou milhares de dispositivos e mais tarde foi substituído por sistemas que usavam a metodologia ITIL para governança.

Ano de início do projeto: 2002
Duração: 1 ano
Cargo: Técnico de suporte sênior
Funções: Desenvolvedor, Analista de sistemas
Contratante: Stefanini
Cliente: Petrobras
Tecnologias: VBScript, WMI, WSH, Delphi, Windows, Oracle

Trabalho com computação desde os meus 16 anos de idade. Comecei fazendo suporte para meus amigos, logo tornando isso minha profissão. Cursei meu segundo grau em eletrônica, depois fiz faculdade de redes de computadores e por fim pós-graduação em análise, projeto e gerência de sistemas. Trabalhei em diversas empresas ao longo dos últimos 20 anos, como Atos Origin, Accenture, BRQ e Stefanini tendo como cliente a Petrobras, onde passei 15 anos atuando para a área de Exploração e Produção (E&P). Trabalhei em um dos principais sistemas da companhia, o Siplex, onde atuei em mais de 22 sistemas e inúmeras tarefas, desde infra-estrutura, passando por desenvolvimento back e front end até a coordenação de projeto.

0 comentários:

Postar um comentário