Olá, muito prazer!

Francisco Jr

Desenvolvedor Front-end Desenvolvedor Back-end Desenvolvedor Mobile Analista de Infraestrutura Portugal é minha paixão Photografia é outra paixão Cozinhar também!

28 de janeiro de 2017

2015 - Siplex Painel Pangea


A idéia do Painel Pangea surgiu da necessidade da Exploração da Petrobras em visualizar dados de blocos de maneira simples como no Painel de Locações. Por este motivo, o primeiro painel de dados criado era chamado de painel de blocos.

Para criar o sistema, aproveitamos as lições aprendidas no Painel de Locações e exploramos ao máximo a integração de componentes, gerando uma interface única que por meio dos dados e metadados recebidos saberia criar o seu layout de exibição, faria as cargas dos componentes e disponibilizaria opções para navegação, tematização e pesquisa.

Visão de drill down com Gantt
A tela comporta no máximo 6 componentes distintos de visualização, sendo que uma ação em um componente reflete em atualização de dados em todos os outros. Entre os componentes de visão que utilizamos está o Almende TimelineHighChartsGoogle MapsdhtmlxGantt e outros. A navegação inclui ainda um sistema de drill down recursivo, carregando outros painéis dependo do estímulo inicial do usuário.

Toda o front-end foi escrito em TypeScript utilizando DefinitelyTypeds existentes ou criando os nossos. Utilizamos também o Linq.js para tratar os dados nesta camada e Metro UI com Bootstrap para toda a UI.

Para o back-end foi utilizado Asp.net MVC 4 com todos os dados, metadados e controle de acesso e permissão fornecidos pelo HDS.

O sistema continua em desenvolvimento atualmente agregando mais informações aos painéis existentes e criando novos. Como agregar informação a esse tipo de sistema muitas vezes depende de manutenção evolutiva em outros sistemas para fornecimento dos dados e no HDS para o tratamento desses dados, o tempo de escrita de um novo painel é demorado.

Como sugestões de melhorias no meu desligamento do projeto estava a reescrita utilizando React com Redux, melhorando a integração entre os componentes de visualização e melhorar o componente de filtro para fornecer a facilidade de uso do Select2 mas aceitando campos multi valorados, como por exemplo, data inicial e final.

Por questões legais, as interfaces não podem ser apresentadas legíveis.

Ano de início do projeto: 2015
Duração: 1 ano para a 1ª versão
Cargo: Consultor Sr
Funções: Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Help Desk, Designer, Front-end, Back-end, Analista de Infra-Estrutura
Contratante: BRQ
Cliente: Petrobras
Tecnologias: C# .Net, OracleCss3HTML5XmlWeb ServicesTFSWCFLinqNugetWeb APIAsp.net MVC 4Bootstrap,  jQueryJsonnHibernateNinjectTypeScriptHighChartsGoogle Maps APIAlmende TimelineDataTablesSelect2Linq.jsMetro UI 3dhtmlxGantt

Trabalho com computação desde os meus 16 anos de idade. Comecei fazendo suporte para meus amigos, logo tornando isso minha profissão. Cursei meu segundo grau em eletrônica, depois fiz faculdade de redes de computadores e por fim pós-graduação em análise, projeto e gerência de sistemas. Trabalhei em diversas empresas ao longo dos últimos 20 anos, como Atos Origin, Accenture, BRQ e Stefanini tendo como cliente a Petrobras, onde passei 15 anos atuando para a área de Exploração e Produção (E&P). Trabalhei em um dos principais sistemas da companhia, o Siplex, onde atuei em mais de 22 sistemas e inúmeras tarefas, desde infra-estrutura, passando por desenvolvimento back e front end até a coordenação de projeto.

0 comentários:

Postar um comentário